Abel Ferreira na Seleção Brasileira: quando a CBF contratou um técnico do Palmeiras pela última vez?
- 02/05/2025
Era Abel Ferreira no Palmeiras (2020-2025)
Com quase cinco anos de trabalho excepcional e vitorioso pelo Palmeiras, Abel Ferreira está na mira da CBF. Neste ínterim, o Verdão conquistou 10 títulos, com destaque para duas edições da Copa Libertadores (2020 e 2021) e do Brasileirão Betano (2022 e 2023).
O presidente Ednaldo Rodrigues quer contratar rapidamente o substituto de Dorival Júnior para comandar a Seleção Brasileira na próxima Data FIFA. O técnico português tem contrato expirando na Academia de Futebol em dezembro.
Oficialmente, a presidente palmeirense Leila Pereira reforça que não recebeu contato algum da CBF até o momento sobre uma possível saída de Abel. No que depender da cartola, o treinador não sai do Palmeiras até o fim do seu mandato, que vai até dezembro de 2027.
CBF não tira um técnico do Palmeiras desde Telê em 1979
Outro fator que a deixa tranquila é que todos os reforços contratados na temporada foram aprovados pelo luso. Ou seja, Abel Ferreira participou do planejamento e da reformulação do seu elenco e, por isso, não teria a intenção de deixar o comando no meio da temporada.
Mas em meio à discussão de Abel à frente da Seleção Brasileira, você sabe dizer quando foi a última vez que um treinador do Palmeiras deixou o Clube para ir treinar a Amarelinha? Isso aconteceu em 1979, quando o Brasil ainda era tricampeão mundial.

Na época, Telê Santana deixou o comando do Palmeiras ao fim do Brasileirão Betano daquele temporada para assumir o cargo indicado pela CBF. Seu ‘grand finale’ ocorreu no Maracanã, nas quartas de final do certame, com os sonoros 4 a 1 no Flamengo de Zico, Adílio, Tita, Júnior e Carpegiani.
Antes de assumir Seleção Brasileira, Telê goleou Flamengo no Maracanã
Após eliminar o Flamengo, o Palmeiras acabou perdendo para o Internacional de Paulo Roberto Falcão na semifinal. O Colorado seria o campeão brasileiro daquela temporada, curiosamente a última vez que a equipe levantou a taça da competição. Na virada do ano, Telê – que é uma inspiração para Abel – deixou o Palmeiras rumo à Seleção, onde ficaria até 1982.
O treinador ficou marcado na Seleção Brasileira por uma conquista que não veio. Talvez o time que mais encantou o mundo do futebol, com Zico, Sócrates, Toninho Cerezo, Éder, Júnior, Leandro, Roberto Dinamite e muitos outros craques, o Brasil fracassou no Mundial de 82 ao ser eliminado pela Itália ainda nas quartas de final.