“Braço chicoteia para trás”, insiste VAR em áudio para anular gol de Raykkonen para o Internacional
- 30/04/2025
Polêmicas de arbitragem em vitória colorada na Copa Betano do Brasil
Na última terça-feira (29), o Internacional largou em vantagem na 3ª fase da Copa Betano do Brasil ao bater os cearenses do Maracanã por 1 a 0, no Beira-Rio. O gol foi marcado por Gustavo Prado, já nos acréscimos do segundo tempo.
O triunfo colorado foi marcado por polêmicas da arbitragem, especialmente do VAR. O jovem Raykkonen Soares, de apenas 16 anos, foi relacionado pela primeira vez e entrou em campo já balançando as redes.
O guri do Celeiro de Ases foi acionado por Roger Machado na vaga de Enner Valencia aos 20 minutos da etapa final. Raykkonen chegou a marcar um gol de cabeça, mas o VAR interviu e fez o árbitro anular a jogada por toque de mão, o que revoltou os colorados.
Cabine do VAR insistiu em ‘achar’ infração em lance de Raykkonen
Diante da polêmica criada em meio a um lance controverso, a CBF decidiu divulgar o áudio das conversas ocorridas entre o juiz Bruno Pereira Vasconcelos e a cabine do VAR, que definiu pela anulação do gol mesmo sem uma imagem conclusiva.
Inicialmente, o árbitro questiona a cabine como diferenciar de quem é o braço em que a bola teria batido. O VAR, por sua vez, insiste que o desvio foi no jogador do Internacional (de vermelho).
No lance, Alan Patrick cobra escanteio, o atacante de 16 anos venceu a marcação adversária e cabeceou para baixo. O VAR – Gilberto Rodrigues Castro Junior – justificou que o “braço de Raykkonen chicoteia para trás, após o contato, mudando a trajetória da bola”.
Raykkonen seria o mais jovem a balançar as redes pelo SCI na história
Mesmo assim, Vasconcelos foi ao monitor rever a jogada para referendar a opinião da cabine. Pode-se ver pelo áudio que o comandante do VAR insiste em pedir a anulação pelo fato do toque da bola no braço de Raykkonen alterar supostamente a direção da pelota.
Caso o gol não fosse anulado, Raykkonen seria o jogador mais jovem a marcar um gol com a camisa do Internacional, com 16 anos, nove meses e 16 dias. O confronto de volta contra o Maracanã pela Copa Betano do Brasil ocorre no dia 22 de maio, em Fortaleza.