Mano Menezes busca manter retrospecto positivo na Copa Betano do Brasil com o Grêmio
- 30/04/2025
Felipão e Mano Menezes reforçam peso histórico do Grêmio na Copa do Brasil
O Grêmio reencontra a Copa Betano do Brasil nesta quarta-feira (30), às 21h30, contra o CSA, no Estádio Rei Pelé. A partida marca o reencontro do clube com uma competição que traz lembranças gloriosas e agora conta com dois dos maiores campeões de sua história: Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes.
Felipão estreia como coordenador técnico e chega com o peso de quatro títulos no torneio. Mano, por sua vez, estreia na atual passagem pelo Grêmio e já conquistou a competição três vezes — duas com o Cruzeiro e uma com o Corinthians.
Dupla campeã no comando
Luiz Felipe Scolari é o maior campeão da Copa do Brasil, com conquistas por Criciúma (1991), Grêmio (1994) e Palmeiras (1998 e 2012). Dorival Júnior, atual técnico do Corinthians, e Mano Menezes dividem a vice-liderança do ranking, com três títulos cada.
Mano também acumula campanhas marcantes no torneio. Foi vice em 2008 com o Corinthians e teve participação no título do Flamengo em 2013, quando dirigiu o time até as oitavas de final. Em 2004, levou o modesto 15 de Novembro até a semifinal, onde caiu para o campeão Santo André.
Com 91 partidas pela Copa Betano do Brasil, o treinador soma 51 vitórias, 18 empates e 22 derrotas, com um aproveitamento de 62,6%.

Nova chance no Tricolor gaúcho
Desde 2023, Mano viveu eliminações nas oitavas com Inter e Fluminense, mas começou a edição de 2025 com duas vitórias no torneio. Uma delas, inclusive, foi sua última vitória na temporada, ainda pelo time carioca, diante do Caxias.
De lá para cá, somando as competições, são seis jogos sem vencer: quatro empates e duas derrotas — ambas pelo Fluminense. A estreia com o Grêmio na Copa representa a chance de recuperação para o treinador.