Santos mantém tradição com auxiliares e aposta em Cleber Xavier para reagir
- 30/04/2025
Santos recorre a histórico de apostas em auxiliares e dá chance a Cleber Xavier
O Santos aposta mais uma vez em um nome pouco experiente para tentar mudar o rumo da temporada. Cleber Xavier, ex-braço direito de Tite, fará sua estreia como treinador principal nesta quinta-feira (1º), contra o CRB, pela Copa Betano do Brasil.
Essa não é a primeira vez que o clube confia a missão de reconstrução a um auxiliar. Antes dele, nomes como Marcelo Fernandes, Orlando Ribeiro, Paulo Turra e César Sampaio também foram promovidos a técnicos em momentos de crise.
Entre os quatro, Marcelo Fernandes foi o mais recorrente. Com passagens interinas e uma efetivação em 2015, o ex-zagueiro somou 29 partidas no comando, com 13 vitórias, sete empates e nove derrotas.
Auxiliares em destaque: um histórico que pesa no Santos
Orlando Ribeiro, vindo do sub-20, foi chamado em 2022 após a queda de Lisca. Em 12 jogos, venceu quatro vezes, empatou uma e perdeu sete. Conseguiu manter o time na Série A, mas não foi efetivado.
Paulo Turra seguiu a lógica de promoção de auxiliares e chegou em 2023. Recém-destacado da equipe de Felipão, teve uma experiência discreta: apenas uma vitória em sete compromissos no comando alvinegro.
Já em 2025, foi a vez de César Sampaio ganhar espaço. Após vencer o Atlético-MG na estreia, cresceu a possibilidade de efetivação. No entanto, derrotas para adversários diretos derrubaram o plano.

Chegada de Cleber Xavier marca nova tentativa do Santos
Com o time na vice-lanterna do Brasileirão, a diretoria se mexeu. A escolha foi Cleber Xavier, parceiro de longa data de Tite e que terá a companhia de Matheus Bachi, César Sampaio e Fabio Mahseredjian na comissão técnica.
O torcedor, que já viu outras tentativas falharem, espera que a nova aposta em um auxiliar enfim dê certo. Para o Santos, é a chance de respirar e deixar a crise para trás.