Sul-Americano Sub-17 Feminino começa na Colômbia com promessa de grandes duelos
- 30/04/2025
Brasil busca hegemonia com possível tetracampeonato consecutivo
A edição de 2025 do Campeonato Sul-Americano Sub-17 Feminino começa nesta quarta-feira (30), com sede inédita na Colômbia. A competição vai até 24 de maio e serve como classificatória para o Mundial da categoria, que será disputado no Marrocos entre outubro e novembro. Esta será a primeira vez que o torneio internacional ocorrerá anualmente, até 2029, dando mais visibilidade ao futebol de base sul-americano.
Criado em 2008, o Sul-Americano Sub-17 já teve nove edições e é dominado pela Seleção Brasileira, que conquistou cinco títulos até agora. A equipe verde-amarela vai em busca do hexacampeonato e do quarto troféu consecutivo. A Venezuela aparece com dois títulos, enquanto a Colômbia foi campeã na edição inaugural, também como anfitriã.
Os jogos serão disputados em dois estádios. O Grupo A terá sede no Estádio Palogrande, em Manizales, casa do Once Caldas, inaugurado em 1994. Já o Grupo B, do qual o Brasil faz parte, terá suas partidas no Estádio Francisco Rivera Escobar, em Palmira, palco tradicional do Deportivo Cali e com capacidade para cerca de 15 mil torcedores.

Grupo B estreia com clássico entre Brasil e Peru, comandado por Emily Lima
A competição reúne as 10 seleções associadas à CONMEBOL, divididas em dois grupos com cinco equipes cada. As seleções se enfrentam em turno único dentro dos grupos e as três melhores de cada chave avançam ao hexagonal final. As quatro mais bem classificadas ao fim da fase decisiva garantem vaga no Mundial Sub-17.
O Grupo A é formado por Colômbia, Argentina, Chile, Paraguai e Venezuela. Já o Grupo B conta com Brasil, Bolívia, Equador, Peru e Uruguai. A Seleção Brasileira é cabeça de chave e estreia na quinta-feira (1º), às 21h, diante do Peru, equipe comandada por Emily Lima, ex-treinadora de Santos e São José.
Comandada por Rilany Silva, a equipe brasileira realizou sua preparação final já em solo colombiano. O grupo demonstrou foco e intensidade nos treinos, com a comissão técnica apostando em um estilo de jogo agressivo e técnico. A expectativa é por uma estreia sólida diante de um Peru que vem evoluindo no cenário sul-americano.
Sedes e formato garantem competitividade e visibilidade
Por ter um número ímpar de participantes em cada grupo, a Seleção Brasileira ficará de folga na terceira rodada. Isso permitirá ajustes e recuperação física das atletas. O torneio promete grande equilíbrio técnico e será uma vitrine importante para jovens talentos que sonham com uma vaga no Mundial do Marrocos.